Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente

Bem vindo,

16 de Junho de 2019, 21:55

  • Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do

    Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > AGERGS realiza XII Encontro de Gestão Associada do Saneamento
RSS
Publicação:
corsan agergs corsan saneamento
O encontro traz bons resultados, ajudando a Corsan a ser cada vez mais eficiente nos serviços prestados. - Foto: Giulian Cavalli/ASCOM AGERGS

AGERGS realiza XII Encontro de Gestão Associada do Saneamento

Na manhã desta quinta-feira (02), na Sala de Sessões, Romildo Bolzan, na sede AGERGS, ocorreu o XII Encontro de Gestão Associada do Saneamento. Evento realizado em parceria com a Famurs, Corsan e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), no qual é realizada a prestação de contas da Corsan aos Municípios conveniados à Autarquia.

O Presidente da AGERGS, Isidoro Zorzi, diz que espera-se que a atividade “traga bons resultados, ajudando a Corsan a ser cada vez mais eficiente nos serviços prestados às Prefeituras”. Sobre a regulação, Zorzi destaca que, em primeiro momento, “quem tem a competência de fiscalizar a Corsan é o Município, pelo contrato-programa que ele tem com a concessionária como órgão concedente. No segundo momento, em grau de recurso, atua a AGERGS”.

O Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, diz que o evento é o “momento que a companhia tem a oportunidade de apresentar números, metas, as estratégias e, também, as dificuldades que ela enfrenta, e que precisam de apoio de todas as partes envolvidas”.

A Corsan atende 317 dos 497 Municípios gaúchos, o que corresponde a cerca de 6 milhões de pessoas, dois terços da população do RS. Em 2018, a Corsan investiu cerca de 100 milhões em sistema de abastecimento de água,  200 milhões no de esgotamento sanitário e 60 milhões em Desenvolvimento Institucional, Operacional e Comercial. Já o lucro líquido da empresa, em 2018, foi de mais de 290 milhões. “De 2003 até agora, a companhia deu lucro todos os anos. É algo bastante positivo, porque representa que temos condições de buscar recursos no mercado financeiro”, afirma o Presidente da Corsan, Jorge Mello.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Promotor de Justiça, Daniel Martini, ressalta que um dos papeis fundamentais da AGERGS é a definição da tarifa programada da inserção dos Municípios na manutenção das soluções individuais do esgotamento sanitário. “Eu não acredito que a solução individual seja a melhor ou única saída. Mas me parece que é uma saída imediata e de baixíssimo custo, e que vai sim, fazer com que o Município tenha pelo menos algum tipo de tratamento do esgoto. Uma solução eficaz para entregar saneamento, saúde pública e proteção do meio ambiente. Esse papel a AGEGS está cumprindo perfeitamente”, afirmou.

Após, as apresentações, foi aberto espaço para debate entre os presentes e o encerramento do encontro.

 

AGERGS - Agência de Regulação