Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente

Bem vindo,

15 de Dezembro de 2018, 15:56

  • Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do

    Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Workshop de Saneamento Básico reúne especialistas da área
RSS
Publicação:
workshop saneamento básico
Foram debatidos temas como os desafios da prestação e regulação do esgotamento sanitário. - Foto: ASCOM AGERGS

Workshop de Saneamento Básico reúne especialistas da área

A Agergs realizou  hoje ( 22/12) o  2º Workshop de Saneamento Básico, reunindo representantes de diversos municípios, órgãos e instituições, em Porto Alegre.  Durante o evento, ocorrido na Federasul,  foram debatidos  temas como os desafios da prestação e regulação do esgotamento sanitário, a experiência de empresas privadas, além do impacto das alterações promovidas pela Medida Provisória  844/2018,  também conhecida como "MP do Saneamento".  

O Presidente da Agergs, Isidoro Zorzi, na abertura do encontro, destacou que "o Workshop é o momento de ouvir as demandas e necessidades de todas as partes para que os órgãos, que são os concessionários desse serviço,  possam desenvolver as ações cada vez mais eficientes".  

O  Conselheiro  Cleber Domingues explicou que o objetivo da atividade é trazer a qualificação técnica e promover o desenvolvimento e a cultura sustentável e regulatória dos setores. “Temos que aumentar nossa aproximação com os municípios para juntos desenvolvermos um trabalho fiscalizatório que proporcione transparência, qualificação técnica e condições administrativas”, disse ele.   

O primeiro palestrante, o Diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, falou do compromisso da empresa em buscar ao longo dos anos uma gestão baseada em planejamento estratégico. “Agimos a fim de prevenir e antecipar soluções para o esgotamento sanitário”, ressaltou.  

Na sequência, o Vice-Presidente de Relações Institucionais da AEGEA, Rogério de Paula Tavares, destacou a importância de se realizar o Workshop. “É fundamental para esclarecer a respeito da situação geral do setor, discutindo as possibilidades de universalizar o atendimento, com diferentes formas de parceria entre entidades públicas e privadas”, expôs.  

Por fim, encerrando a atividade, a Presidente da ABES-RS, Jussara Kalil Pires, tratou do impacto da MP 844, salientando que a Medida Provisória não está mais em vigor, eis que o Diário Oficial da União publicou ontem (21/11)  o ato de encerramento da vigência . “Essa MP colocava uns contra os outros e sua discussão proporcionou uma perda de tempo precioso que poderia ser utilizado para resolvermos problemas do Saneamento em conjunto",  acrescentou a Dirigente.   

O Workshop contou com as presenças dos Conselheiros Luiz Dahlem, Alcebíades Santini e Luiz Henrique Mangeon, além da Diretora Geral da Agergs, Lisiane Soares. Diretores de outros segmentos e servidores da Autarquia também prestigiaram o evento. 

 

Texto: Giulian Cavalli 

ADSCOM/AGERGS 

AGERGS - Agência de Regulação