Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente

Bem vindo,

17 de Novembro de 2017, 15:08

  • Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do

    Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Saneamento é debatido em Workshop promovido pela AGERGS, FAMURS e Governo do Estado
RSS
Publicação:
AGERGS promove Workshop sobre Saneamento
Daniel Martini, Josué Barbosa, Alcebíades Santini, Salmo dias de Oliveira, Fabiano Pereira e Luciana Schneider na abertura do Workshop - Foto: Victor Barreto/Ass. Comunicação

Saneamento é debatido em Workshop promovido pela AGERGS, FAMURS e Governo do Estado

O evento, ocorrido durante a última quarta-feira no Auditório da FAMURS, teve a coordenação de Cleber Domingues, Conselheiro da AGERGS.

Os painéis apresentados abordaram desde os ganhos ambiental e de saúde pública promovidos pela universalização do esgoto e da distribuição de água potável até aspectos econômicos, financeiros e legais, passando pelos desafios que Estado e municípios enfrentam para alcançar a plenitude dos serviços.

Com a presença do secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, e do secretário Adjunto da Secretaria Geral de Governo, Josué Barbosa, tendo ainda a participação de Daniel Martini, coordenador do Centro de Apoio e Operação de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público, Salmo dias de Oliveira, Presidente da FAMURS, e da Defensora Pública Luciana Schneider, o seminário iniciou a programação abordando o cenário atual e as políticas públicas na área do saneamento, tendo o Conselheiro da AGERGS Luiz Dahlem como moderador do painel de abertura.

A Diretora de Operações do Badesul, Jeanette Lontra, e Andrea Mallman Couto, Auditora do Tribunal de Contas do RS, apresentaram informações de grande relevância para os gestores municipais presentes.

Durante os debates, a AGERGS foi citada e reconhecida como pioneira em âmbito nacional na regulamentação da cobrança pela disponibilidade do esgotamento sanitário, ponto crucial para o atingimento das metas de universalização.

Entre soluções alternativas, experiências exitosas e notícias positivas, o cenário do setor de saneamento, no Brasil e no RS, foi analisado e debatido por especialistas e gestores altamente comprometidos em buscar soluções para os desafios postos.

Ainda como debatedores, Rubens Amaral Ferreira Filho, do Instituto Trata Brasil, Eduardo Barbosa Carvalho, Diretor de Operações da CORSAN, Ricardo Röver Machado, Vice-Presidente da ABES-RS, Helder Dantas, Diretor da BRK Uruguaiana, e Adoniran Lopes, Diretor Executivo da Nacional Águas-SP.

Também estiveram presentes, a Diretora-Geral da AGERGS, Lisiane Dworzecki Soares, o Diretor de Tarifas da AGERGS, Carlos Alvim, o Diretor de Qualidade da AGERGS, Flavio Pereira, o Coordenador da Ouvidoria da AGERGS, Eduardo Mesquita, e o Diretor-Presidente da CORSAN, FlávioPresser.

Em sua manifestação de encerramento, o Conselheiro-Presidente da AGERGS, Alcebíades Santini, destacou o alto nível dos painéis apresentados e enalteceu a união de esforços de todos os agentes envolvidos naquele que pode ser considerado um dos maiores desafios do Estado: levar o saneamento básico a todos os gaúchos.

 

AGERGS - Agência de Regulação